A Revista do Administrador, agora na Internet.
(Para postar um comentário favor selecionar o perfil Anônimo e se identificar após a postagem)

terça-feira, 5 de abril de 2011

Economia Planificada



A economia planificada é um sistema econômico planejado e acompanhado por especialistas do estado, principalmente em relação à produção. E nesse sistema, o estado detém o poder sobre os meios de produção e tem o controle de toda a atividade econômica, distribuindo as matérias-primas para cada unidade de produção.
Nessa economia, o planejamento econômico central do Estado ou do governo controla todos os principais setores da economia e toma todas as decisões sobre o uso dos recursos e da distribuição da produção. Os planejadores decidem o que deve ser produzido, produzindo os bens de acordo com os objetivos nacionais e sociais.
A economia planificada faz um grande contraste com as economias não planejadas, como é o caso da economia de mercado, onde a produção, distribuição, preços e as decisões de investimento são tomadas pelos proprietários privados, baseado nos seus interesses individuais. Outras formas de economia planificada incluem aquelas que usam o planejamento indicativo, em que o Estado emprega influência, doações e impostos, mas não obriga ninguém a nada, o que é muitas vezes definido como um mercado de economia planificada.


(Bruno Duarte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário