A Revista do Administrador, agora na Internet.
(Para postar um comentário favor selecionar o perfil Anônimo e se identificar após a postagem)

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Inadimplência no cheque fica estável em maio, mostra Serasa

Porém, emissão de cheques sem fundos continua em nível elevado.
Pesquisa atribui resultado a maior endividamento do consumidor.

O número de cheques devolvidos em maio no país ficou estável em relação ao mês anterior, mantendo-se no patamar elevado de 2%, registrado em abril, segundo mostra pesquisa da Serasa Experian divulgada nesta sexta-feira (17).
Já em relação aos cinco primeiros meses deste ano, a inadimplência com cheques apresentou elevação. Foram devolvidos 1,93% dos cheques emitidos, contra 1,9% nos cinco primeiros meses do ano anterior.
Para os economistas da Serasa Experian, o patamar da inadimplência está elevado. "A maior utilização dos cheques pré-datados, para driblar taxas de juros mais altas, e as devoluções decorrentes das compras no Dia das Mães, contribuíram para a manutenção do indicador", afirmaram, por meio de nota.
Os economistas apontaram ainda como fatores o maior endividamento do consumidor e as elevadas taxas de juros.
Perspectiva
A Serasa disse acreditar que a inadimplência com cheques deverá apresentar leves oscilações, para cima ou para baixo, em relação ao patamar atual, permanecendo numa referência elevada.
Por estados
De janeiro a maio, Roraima foi o estado com o maior percentual de cheques devolvidos (11,40%). São Paulo, por sua vez, foi o estado com menor percentual, (1,47%). Entre as regiões, a Norte foi a com maior percentual de devolução de cheques nos cinco primeiros meses de 2011, com 4,11%. Na outra ponta do ranking está a Sudeste, com 1,58%.
(Daniela Martinelli)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário