A Revista do Administrador, agora na Internet.
(Para postar um comentário favor selecionar o perfil Anônimo e se identificar após a postagem)

segunda-feira, 20 de junho de 2011

O QUE É MACROECONOMIA?

A macroeconomia é um dos dois pilares do estudo da economia, dedicada ao estudo, medida e observação de uma economia regional ou nacional como um todo. A macroeconomia concentra-se no estudo do comportamento agregado de uma economia, ou seja, das principais tendências da economia no que concerne principalmente à produção, à geração de renda, ao uso de recursos, ao comportamento dos preços, e ao comércio exterior.




Objetivos:
- Crescimento da economia: O crescimento econômico, nos dias atuais, é avaliado pela sua capacidade qualitativa de gerar riquezas e não mais quantitativa, como pensava-se no início do século XX. Deve-se considerar, que para um país crescer, é de suma necessidade a oferta de capital humano e a capacidade de consumo da população. A qualidade de vida e consumo de uma determinada faixa da população impulsiona o crescimento econômico de uma nação.
- Pleno emprego: a quantidade ofertada e demandada de qualquer bem é a mesma. No mercado de trabalho o pleno emprego significa que todos os trabalhadores que aceitem receber os salários de equilíbrio são empregados.
- Estabilidade dos preços: Existe estabilidade de preços quando o nosso dinheiro mantém o seu valor ao longo do tempo.
- Controle inflacionário: Inflação é o aumento persistente dos preços e envolve toda a economia de um país. Isso, consequentemente, resulta numa contínua perda do poder aquisitivo da moeda local.
A estrutura macroeconômica se compõe de cinco mercados:
• Mercado de Bens e Serviços: determina o nível de produção agregada bem como o nível de preços.
• Mercado de Trabalho: admite a existência de um tipo de mão-de-obra independente de características, determinando a taxa de salários e o nível de emprego.
• Mercado Monetário: analisa a demanda da moeda e a oferta da mesma pelo Banco Central que determina a taxa de juros.
• Mercado de Títulos: analisa os agentes econômicos superavitários que possuem um nível de gastos inferior a sua renda e dificitários que possuem gastos superiores ao seu nível de renda.
• Mercado de Divisas: depende das exportações e de entradas de capitais financeiros determinada pelo volume de importações e saída de capital financeiro.
Agregados macroeconômicos
Os princípais agregados macroeconômicos são produto (economia), renda, despesa e investimento.
Produto - é a produção total de bens e servicos finais que são produzidos por uma sociedade num determinado período.
Renda - renda pessoal ou consumo das famílias - somatório das remunerações recebidas pelos proprietários dos fatores de produção como retribuição pela utilização de seus serviços na atividade produtiva. Ex: salário, aluguéis, juros, lucros.
Despesas - é o total dos gastos efetuados pelos agentes econômicos na aquisição de bens e serviços produzidos pela sociedade.
Investimento - refere-se às despesas voltadas para a ampliação da capacidade produtiva da economia. Ex. construção de uma hidroelétrica, a construção ou ampliação de uma fábrica, a aquisição de novas máquinas e equipamentos por uma firma, etc.

(Daniela Martinelli)

Nenhum comentário:

Postar um comentário